Ir para conteúdo

Porsche 356 Carrera GS

Fim de tarde

Olhe bem para esse belo Porsche. O modelo possui um motor raríssimo: o famoso 4-cam, com quatro comandos de válvula, que veio diretamente de um RS60. Ele funciona com a precisão de um relógio suíço. O histórico propulsor – produzido ao longo de doze anos – foi responsável por muitas vitórias importantes da Porsche nas pistas, equipando modelos como o 550 Spyder, RSK, RS60, RS61, Carrera Abarth, Formula 2 e 904. Seu instinto de competição ficou ainda mais evidente com o auxílio do escapamento dimensionado. Resumindo: potência pura.

Porsche 356

Retrô

Impecável

Escapamento

356

Mito

VÍDEO

Mas somente um parágrafo não seria suficiente para falar do bloco. Ele tem 1.600 cm³ de cilindrada, dois carburadores duplos Solex em alumínio, dupla alumagem e aproximadamente 140 cv. Tudo isso com o peso – total do veículo – inferior a 900 kg. Outros detalhes fazem deste um exemplar único. A tampa do porta-malas é de alumínio, o retrovisor externo é o mesmo que equipava o 550 Spyder e o os pára-choques são da versão GT, assim como os freios a tambor ventilados de 60 milímetros. Ele foi feito sob encomenda com muito capricho.

O interior do carro é igualmente primoroso. Acabamento perfeito. O volante VDM em madeira desperta minha atenção. Os bancos-concha – também do Carrera GT – são leves, confortáveis e diferentes das versões, digamos, “normais”. Eles acomodam o motorista de forma extraordinária, com boa posição de comando que, por sua vez, passa a sensação de total controle da máquina. Mas o que dá mais prazer é a visão do capô e suas linhas esportivas.

Na garagem da casa ainda repousa um exemplar do modelo 911, ano 1995. Mas este ficará para uma outra matéria. Pra fechar, uma frase do folheto de época da Hoffman, famosa importadora Porsche em Nova York, se referindo ao 356: “uma mistura sutil de poder, elegância e conforto”. Preciso dizer mais alguma coisa?

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 44, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

8 comentários em “Porsche 356 Carrera GS Deixe um comentário

  1. Renato parabéns pelo seu ótimo trabalho com conteúdo e grande qualidade de imagem, gostaria de saber de vc , qual é as caracteristicas de sua filmadora que vc usou para montar o clip de vídeo. obrigado e parabéns pelo seu perfeito trabalho.

    Curtir

  2. Um raro exemplar. Belo Porsche, com um senhor motor. Renato, outro destaque desse modelo é ser Hardtop, que tem a capota rígida e a capota de lona, mais apreciado no mercado europeu do que o mercado americano, que era o maior consumidor de 356. As pessoas tem que conhecer esse modelo, farei uma chamada no Puma Classic. Abração.

    Curtir

  3. Renato, mais uma vez surpreendendo!Com todas as informações acumuladas sobre Porsches, este modelo, eu ainda não conhecia.Parabéns pela fantástica matéria, e parabéns a este felicíssimo proprietário, que na verdade deveria guarda-lo em um porta- jóias ao invés da garagem.

    Curtir

  4. olá amigos,lendo e vendo esta matéria deste bélissimo exemplar me sinto alegre em ter o prazer de conhecer mas um carro com tantas linhas delicadas e ao mesmo tempo agressivas,obrigado por tanats informaçoes,seu blog é muito show.

    Curtir

Deixe um comentário