Google+

14 de fev de 2009

FNM JK 2000

FNM JK

Nas décadas de 60 e 70 o automobilismo brasileiro teve uma fase de ouro. Nesse período os corajosos pilotos corriam unicamente pelo prazer e paixão de acelerar. Em outras palavras, além de gasolina e óleo, o coração também estava no cockpit.



1962

Cockpit

Estilo

Cuore

Emoção

Paixão


VÍDEO



E foi justamente um desses veteranos que encontrei há duas semanas. O FNM JK 2000 ano 1962 guarda muita história debaixo da carroceria polida e das impecáveis rodas de época fabricadas pela Italmagnésio. O bólido foi adquirido pelo atual proprietário João Ademir Pinto exatamente no dia 27/01/1971. Ele comprou o carro da concessionária Camionauto, a qual tinha sua própria equipe de corridas. E tem mais: o clássico pertencia ao piloto da casa, Ugo Galina, que fez história nos autódromos brasileiros.

Sobre o veneno da máquina (registrado em vídeo), passo a palavra ao dono: “O diferencial é um “passo longo”, os carburadores são dois duplos Weber 40, os comandos são preparados, uma bomba de gasolina elétrica Bendix, os freios são discos na frente, com um servo (vácuo) Girling, os coletores de escape são dois duplos. Interessante também é a buzina italiana Fiamm, uma das primeiras a entrar no país”, relata com orgulho.

E esses 38 anos de convivência foram mais do que especiais. “Um dos mecânicos da Camionauto, que atuava nos boxes de Interlagos assistindo o carro durante as provas, o Airton, da oficina Quadrifólio, continua sendo o “pai da criança”. Ele adotou o JK”, conta. Além disso, outras pessoas merecem citação: Tico, José Edaes, Fábio, Osvaldo, Ademir, Rogério. “Foi através dele que conquistei amigos importantíssimos, uma verdadeira irmandade”, revela.

Enfim, esse carro tem muita história pra contar. Já levou noivas de amigos, se “escondeu” da chuva e, acreditem, foi vendido e recomprado no mesmo dia. Fecho o texto com a definição dada pelo proprietário: “desgastante, exigente, chato, cansativo, pesado, temperamental”. E, como pude perceber nos seus olhos, inestimável e extremamente apaixonante.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails