Malzoni GT e Puma GT
Há duas semanas falei sobre sonhos e objetivos. Agora volto a falar de outro sonhador. O advogado Rino Malzoni – na distante cidade de Matão – pensou em algo diferente, inovador e que pudesse acelerar um pouco. Muitos leitores não sabem que cresci em Araraquara, bem perto do surgimento da história toda e onde, infelizmente – assim como em todo país – não existe muita preocupação com essa memória riquíssima.
VÍDEO
Através do blog venho fazendo minha parte no resgate de máquinas preciosas que fizeram parte da vida de muitas pessoas. O ensaio duplo com o Malzoni GT e o Puma GT, ícones nacionais, me deixou – sem trocadilhos – duplamente feliz. Os exemplares, equipados com motores DKW de dois tempos, são sobreviventes de uma época única, repleta de romantismo. E antes de falar sobre eles deixo dois links para a consulta dos visitantes: a entrevista de Kiko Malzoni ao portal Autoclassic e a história da equipe Vemag no portal Óbvio. Divirtam-se!
Voltando àquela manhã ensolarada de sábado, me encontrei com os clássicos em uma garagem da zona sul. O colecionador Domenico Ítalo Barone e o restaurador Antonio Stricagnolo Filho me esperavam. Curiosamente os dois carros vieram de lugares diferentes, mas se encontraram em São Paulo. O Malzoni 1966 estava em Araucária (PR) e o Puma 1967 no Rio de Janeiro.
Mas quem vê os carros agora não imagina como foram encontrados. “O comentário unânime dos amigos quando viram o estado dos carros foi “você é louco” ou “não dá para restaurar esses restos de carro”. Eles levaram quatro anos para ficarem prontos porque os trabalhos eram feitos somente nos fins de semana ou à noite”, conta Antonio. E tem mais. “Ambos não tinham manual próprio e talvez fosse usado o do Belcar para quebrar o galho. Só o Puma tem rádio que, embora já antigo, não devia ser o original. Além disso, eram equipados com pneus radiais”, complementa.
Sábado de céu azul com dois mitos nacionais como esses realmente vale a pena. A fumaça azul dos escapamentos tomou a rua toda e despertou a atenção dos vizinhos – já acostumados – e das crianças, que sempre acham graça. Fecho o texto usando o significado da sigla DKW: pequena maravilha. Nesse caso, em dose dupla.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 44, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
Oi Renato. Justamente hoje me deparei com esses dois monstros no retorno do Encontro do Museu, aqui no Rio. Aliás, eram dois Pumas e um Malzoni. Fui um dos \”jurados\” do evento e foi uma tarefa árdua julgar tantos carros bons: acho que tivemos mais de quatrocentos…Forte abraço.
CurtirCurtir
Obras de arte! As fotos, os carros, tudo… Parabens!
CurtirCurtir
Lindo ensaio… Suas fotos são sempre as melhores Renato, parabéns!Como eu já nem gosto de Puma, tenho 2, acho que nem preciso falar muito dos carros né, lindos exemplares muito originais.Carlos Eduardo Szépkúthy
CurtirCurtir
fala Renato !!!! parabéns amigo pelo ensaio duplo ! abraço!
CurtirCurtir
Os carros já são obras de arte e ficam ainda mais consagrados com o seu execelente trabalho.Parabénsabs
CurtirCurtir
OLA, OS DOIS CARROS MAIS BONITOS FABRICADOS NO BRASIL.PARABENS PELO ENSAIO
CurtirCurtir