Google+

13 de jun de 2009

Porsche 930 Turbo

Porsche Turbo

Potência, estilo e esportividade. Essas são qualidades que os apaixonados por automóveis estão sempre buscando em veículos clássicos ou modernos. Alguns deles, porém, conseguem reunir essas três características de uma só vez. É o caso do Porsche 930 Turbo 1975 das fotos. O leitor vai entender o porquê nos próximos parágrafos.



1975

Cockpit

1ª geração

Fuchs

Estilo

Puro-sangue


VÍDEO



Em outubro de 1974, os visitantes do salão de Paris puderam vislumbrar a chegada do novo modelo. A aparência mais encorpada – com pára-lamas alargados – e o vistoso aerofólio traseiro deixaram claro que ele não estava para brincadeira. O maior destaque estava instalado justamente no motor boxer de seis cilindros: o turbocompressor. A partir daquele momento o 911 entraria em uma nova fase e, ao mesmo tempo, em uma área pouco explorada pela indústria automobilística até então.

Os outros esportivos passaram a ter a companhia de um novo desafiante nas Autobahns e o propulsor de 3,0 litros e 260 cv brutos logo fez jus à fama e ao estilo de durão da máquina. Os 100 km/h chegavam em menos de 5 segundos e a velocidade máxima passava dos 250 km/h. Ferraris e Lamborghinis tiveram que se contentar com a faixa da direita enquanto o bólido pedia passagem com seu ronco inconfundível.

Mas a voracidade da turbina logo mostrou alguns pontos fracos. O carro era muito arisco e assustava pra valer os motoristas menos experientes – assim como aconteceu com o BMW 2002 Turbo na mesma época. Além disso, o turbolag foi outra deficiência, mas algo aceitável, como em todos os novos projetos.

Os bólidos que viriam nos anos seguintes trataram de resolver todos os problemas e transformar o clássico da primeira geração em um ícone de performance e item de coleção em qualquer lugar do mundo. Ele se converteu em mais um motivo de orgulho para a Porsche e, o mais importante, com vaga garantida aqui na Garagem.

Até a próxima semana!
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails