Google+

24 de abr de 2010

Envemo Super 90

Super 90

No começo dos anos 80, com as importações fechadas, os veículos fora-de-série reinaram no Brasil. Dentre eles, um pequeno esportivo se destacava como réplica de um dos modelos mais carismáticos feitos pela Porsche: o 356 Super 90.



Envemo

Clássico

Boxer

Reflexo

Estilo

Detalhe


VÍDEO



Por aqui a Envemo lançou sua réplica, que hoje poderia até ser chamada de recriação, com estilo e alarde. O carrinho caiu no gosto da imprensa especializada e seus predicados ficaram famosos até no exterior, que foi o destino de boa parte da produção de 202 unidades.

O exemplar das fotos foi o antepenúltimo produzido, em 1983, e foi comprado por Henrique Mendonça em novembro do ano passado. O estado geral era muito bom, segundo ele. “O carro sempre foi íntegro e a restauração se restringiu a tratamento na pintura, tapeçaria e pequenos ajustes e detalhes de acabamento. Foi feita pelo meu pai, James Mendonça, do portal O Acervo ”, revela. O trabalho todo levou cerca de três meses.

A parte interessante vem agora. O dono guarda uma pasta com todas as notas de serviço, revisões e garantias desde a nota fiscal de fábrica. “É todo original, apenas a pintura foi refeita na Sulam (o vinho não era oferecido pela Envemo, mas existia na palheta da versão original). Os instrumentos do painel, de fundo branco, foram trazidos da Alemanha. Além disso, tem vários emblemas e adesivos de Porsche clubes”, ressalta.

TEST-DRIVE

Mais uma vez tive o prazer de conduzir o clássico. A dirigibilidade é muito boa e o ronco do motor boxer se faz presente a cada esticada de marcha. Essa unidade é equipada com o motor de 1.600 cm³ de cilindrada, mas seu comportamento agrada no trânsito. Em suma, como foi dito na época, ele pode até mesmo ser usado no dia-a-dia.

O Henrique me contou que há muitos anos atrás teve uma miniatura do 356 exatamente igual ao seu modelo atual. “É um desafio para colecionadores manterem todos os veículos prontos. No meu caso, este exemplar é carro de uso, ainda que meu meio de transporte diário seja uma bicicleta. Automóveis antigos exigem mais delicadeza e aproximam o contato do homem com a máquina”, finaliza.

As linhas do Super 90 despertam muitos olhares e, curiosamente, quem conhece carro identifica a versão. Isso quer dizer que a Envemo conseguiu uma tarefa difícil entre as réplicas: se tornou respeitada como uma homenagem ao projeto genial de Ferdinand Porsche.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails