Google+

29 de mai de 2010

Opala SS: a beleza de um clássico esportivo

Opala SS

Dando seguimento à linhagem esportiva da Chevrolet que o leitor começou a ver no blog há algumas semanas, o destaque vai para o primeiro SS cupê, lançado pela marca em 1972. Se para alguns o estilo de quatro portas não combinava com o carro, a versão mais agressiva conquistou o público logo de cara.



1972





Estilo



P&B


VÍDEO



Curiosamente o Opala é um daqueles carros que polariza a atenção das pessoas na rua. No dia das fotos, enquanto os SS aguardavam estacionados no Pacaembu, alguns curiosos rodavam por ali para conferir o estilo impecável das duas máquinas.

“Engate. Acelere. Não tenha dó: marque o asfalto”, dizia o folheto de propaganda. Um verdadeiro puro-sangue equipado pelo motor de 4.1 litros e potência bruta na casa dos 140 cv. Números que impressionavam na época.

Mas quando foi encontrado pelo atual dono, Deolindo Birelli Júnior, o Shibunga, o esportivo em nada lembrava suas glórias do passado. “Originalmente o carro era laranja solar e estava em estado deplorável, com muita ferrugem e consertos com pedaços de alumínio para encobrir os buracos da lataria”, conta.

A própria história da localização e compra do modelo, em 2005, é motivo de boas lembranças para o proprietário e aqueles que conhecem sua paixão por Opalas, além do trabalho que teve para deixar o Chevrolet tinindo novamente.

“Ele foi restaurado seguindo os padrões da época. Hoje têm sobressalentes as rodas originais com o aro aumentado e alargado para 15x6,5 e pneus Cooper Cobra 215-60/15 (dianteira) e 235-60/15 (traseira)”, revela. A cor escolhida foi o chamativo Amarelo-Limão, que trouxe o mítico SS de volta à vida.

Para fechar o texto vou pegar emprestado o slogan de outro folheto publicitário, que talvez resuma em poucas palavras o espírito de competição do SS: “Desperte o grande piloto que existe em você“. É isso aí!
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails