Google+

24 de out de 2010

Porsche 993 Turbo: bólido refrigerado a ar

Porsche

Desde seu lançamento, em 1975, a versão Turbo do Porsche 911 vem recebendo melhorias e conquistando cada vez mais fãs ao redor do globo. Esportividade pura, desempenho único e estilo inconfundível criaram a fama – merecida – que envolve o carro.



993 TT



580 cv (com kit)





B&P


VÍDEO



O leitor do blog já teve a oportunidade de conhecer quase todas as gerações. Relembrando: 930, 964, 997 e, agora, a 993.

Ainda estou em busca de um 996 para completar a série de máquinas imortais de Stuttgart. Antes que alguém pergunte, a ampla divisão por números se refere às mudanças de carroceria, mas sempre mantendo as linhas clássicas do 911.

A 993 é uma das gerações mais apreciadas pelos puristas da marca. Talvez pelo fato de ter tido a honra de encerrar a história da empresa com os motores refrigerados a ar. E não é só isso. Ela tem estilo e carisma, sob todos os ângulos. A posição de dirigir denota uma boa ergonomia e permite ao motorista visão total da estrada.

Mas agora esqueça o convencional. Voltando ao tema Turbo, a história muda de figura. Todo Porsche é um esportivo nato, sem dúvida nenhuma. Isso é um sinônimo para o carro. Porém, quando a versão turbinada entra em cena, o sangue começa a circular rápido pelas veias e a pressão vai lá pra cima. A do motorista, é claro.

Arisco, visceral e extremamente forte. Assim pude resumir a sensação de andar nessas gerações e, em especial, no modelo das fotos. O bólido recebeu um kit de performance da Porsche (mais?) e pulou dos 408 cv brutos originais para estratosféricos 580 cv brutos, segundo me contou o proprietário.

Somando-se à isso a tração integral e as rodas de 18 polegadas, a primeira impressão que fica é a de que o carro simplesmente anda grudado no asfalto. E anda mesmo. Os 100 km/h chegam em menos de 4 segundos e a velocidade máxima...Bem, esse exemplar cravou 327 km/h na prova de Top Speed, realizada pela revista Driver há alguns meses. Basicamente, tem fúria de sobra a cada estocada no acelerador

Apesar da saciedade por asfalto, o esportivo parece recém-saído da loja. Quando cheguei para fazer as fotos, ele estava recebendo o cuidado semanal e o brilho nos pneus. Coisa de apaixonado.

Agora é esperar pelo 996. Aguardem...
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails