Google+

1 de out de 2010

Test-drive de lançamento: Mercedes-Benz C180 CGI e C200 CGI

Photobucket
Fotos: Mercedes-Benz Press

A semana começou com tempo fechado e nuvens espessas em São Paulo. Mesmo assim, o compromisso da segunda-feira tornou o dia bastante animador. Logo cedo me dirigi ao aeroporto de Congonhas para embarcar com destino a Ribeirão Preto.



Photobucket

Photobucket

VÍDEO



A viagem foi um convite da Mercedes-Benz para um test-drive de 400 quilômetros pelo interior paulista e de Minas Gerais a bordo dos novos modelos com a tecnologia CGI, o C180 e o C200. A chuva intermitente nos recebeu logo na chegada, dando a idéia de que continuaria pelo dia seguinte.

As novas versões seguem o conceito BueEFFICIENCY. Em outras palavras, desempenho com economia e menor emissão de poluentes. A novidade fica por conta do sistema de injeção direta CGI, no qual o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão, aumentando desse modo sua queima e permitindo um gasto menor de combustível. Além disso, a adoção do turbocompressor com 1,2 bar de pressão otimizou o desempenho.

A terça-feira amanheceu sonolenta, com o chão molhado e temperatura amena. Mas bastou dar uma olhada pela janela para melhorar o astral. As oito unidades do sedã, juntamente com os veículos de apoio, aguardavam os jornalistas em frente ao hotel.

Depois do café da manhã, coletiva de imprensa, briefing e hora de escolher a dupla e também a máquina para o trajeto. Dentre algumas opções, um C200 preto foi o eleito para essa primeira etapa. O acabamento do carro agrada aos olhos, com excelente ergonomia e conforto.

O volante multifuncional traz o comando para o computador de bordo, que mostra as informações no painel (consumo imediato, quilometragem percorrida, temperatura e marcha selecionada), além de telefone e rádio. Através da tela central o motorista confere a estação escolhida. Muito prático também é o ar-condicionado THERMATIC dual zone, que permite a seleção de temperatura através do simples ajuste nos botões circulares.

Saímos. Cada carro contava com um road book, especificando pontos importantes do trajeto, bem como os de parada. Nesse primeiro trecho, o jornalista Alberto Cataldi, da Revista Auto Esporte, fez o papel de navegador. Saímos e o silêncio a bordo, tradição da marca, se destaca como ponto forte da versão.

Apesar da chuva o percurso escolhido incluía estradas de mão dupla e mão única, subidas e descidas. O C200 CGI é equipado por um motor de quatro cilindros, 1,8 litro e 184 cv brutos com torque de 27 kgfm. A turbina entra em ação a baixíssimos 1.900 giros, o que permite elasticidade na aceleração, fato que foi possível observar nas retomadas do carro em ultrapassagens e aclives.

O câmbio de cinco velocidades permite o ajuste em C (Comfort) ou S (Sport). Mais do que os nomes sugerem, na primeira opção as trocas são feitas privilegiando quem busca um passeio mais sossegado. Na segunda opção, o ponteiro sobe até as 6.500 rpm e sua vertente esportiva vem à tona.

Após o almoço, hora de voltar a bordo do C180 CGI. E ele surpreendeu. O modelo é equipado com o mesmo propulsor, mas entrega 156 cv brutos com 25 kgfm de torque. Nessa versão, a turbina começa seu trabalho aos 1.600 giros, o que faz com que uma acelerada na saída do semáforo provoque a ligeira sensação de felicidade.

Com tempo mais firme e pista lisa chegamos a um trecho secundário, com bom asfalto e uma dose generosa de curvas pela frente. Atrás de nós, uma unidade da série E. Nesse ponto foi possível testar a eficiência do ESP e o excelente Agility Control, que se adapta ao modo de dirigir do motorista. O sedã teve um comportamento irrepreensível e deixou o irmão maior – na parte sinuosa – um pouco para trás.

De volta ao hotel ficou a sensação geral de conforto dos carros. Com preços sugeridos de R$ 114,9 mil (C180 CGI), R$ 149,9 mil (C200 CGI Avantgarde) e R$ 175 mil (C200 CGI Sport) a Mercedes-Benz realmente promete incomodar a concorrência.

Na edição 19 da Revista Driver o leitor verá mais detalhes de cada uma das versões.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails