Google+

13 de nov de 2010

Detalhes automotivos - Parte 3



Pela terceira vez capturei alguns detalhes dos carros para apreciar a forma fantástica de como a parte faz o todo. Em cada linha da carroceria, detalhe do brasão ou curvatura do vidro é possível notar a dimensão do olhar de seus projetistas.















Pode parecer que determinado ângulo surgiu ao acaso – talvez alguns tenham surgido mesmo – mas, por outro lado, vale a pena pensar sob determinada perspectiva, onde a visão da parte específica mostra uma beleza muito particular.

É o caso da primeira imagem, com o Hofstetter. Através da parte dianteira podemos seguir em uma direção retilínea, mas que também mostra os detalhes da grade, dos faróis escamoteáveis e do pára-brisa. Incrível.

A segunda traz o Mustang GT fastback, um dos maiores ícones da indústria automotiva, além de sucesso de vendas. Repare que ele já tinha crescido um pouco desde seu lançamento e contava com linhas mais musculosas da carroceria. Simplesmente clássico.

A terceira também não tem segredo, mas é de uma beleza singular. A roda Speedline pertence a um Porsche 993 Carrera 4 Cabriolet, exemplar único no Brasil. Como o próprio nome diz, traz tração integral e a carroceria da versão Turbo.

Descendo por ali, outro ícone alemão com desempenho de puro-sangue. A inscrição Carrera na lateral deixa clara essa informação. Mas a pintura mais parece um espelho, refletindo a rua de paralelepípedos ao seu redor, bem como o grafite trabalhado no muro.

Mais do que uma concessionária, uma equipe de competições. E mais do que isso, um local que se tornou referência e sinônimo de esportividade. A Dacon fez história e deixou-a gravada na mente de quem viu seus carros na pista ou o showroom na esquina da Avenida Faria Lima. Por isso, o 930 Turbo de primeira geração traz o adesivo com orgulho no vidro.

Já falamos de Alfa Romeo diversas vezes e, claro, nesse ano que a empresa faz um século de vida, todas as homenagens são mais do que merecidas. O cuore sportivo e suas variações empolgaram – e empolgam – milhares de aficionados ao redor do mundo a cada pisada no acelerador.

Fechando o bloco, os alemães que também significam elegância. Apesar da vertente esportiva da marca, os sedãs, cupês e conversíveis cheios de classe e requinte ainda são o melhor cartão de visitas.

"Crie seu próprio estilo visual, deixe-o ser único para você e, contudo, identificável para os outros." A frase, atribuída a Orson Welles, parece ter sido a inspiração de muitos projetistas que, da parte ao todo, desenharam estas verdadeiras obras de arte sobre rodas.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails