Google+

14 de jan de 2012

DeLorean DMC-12: máquina do tempo pára o trânsito



“O carro do filme”, exclamou alguém que passava pela rua. Exatamente. Com essa expressão, ouvida quase todas as vezes em que o carro sai da garagem, começamos a matéria a bordo de um modelo que entrou para a história por causa do mundo mágico da sétima arte.



A trilogia “De Volta para o Futuro” brincou com a idéia de voltar no tempo e fazer algo diferente. Existem muitas teorias a esse respeito, aliás. De qualquer modo, após escrever o roteiro, faltava encontrar uma máquina que pudesse transmitir uma idéia futurista, mas sem exagerar na dose.

O DeLorean DMC-12 chegou ao mercado em 1981. John DeLorean, o pai dos muscle cars, criou algo fora do comum, com a inédita carroceria feita com placas de aço inoxidável escovado. O desenho ficou a cargo de Giorgietto Giugiaro, o criador de grandes sucessos comerciais como o Passat e outras maravilhas sobre rodas.

O exemplar da matéria passou por um processo completo de restauração nos Estados Unidos, dentro da própria empresa no Texas, e desembarcou há alguns meses. A primeira impressão também me fez lembrar do filme, especialmente com a abertura das portas no estilo asa-de-gaivota.

O modelo traz o interior com o essencial. A posição de dirigir é esportiva, com alavanca de câmbio em posição mais elevada. Fechei a porta e apenas um vidro estreito pode ser abaixado, para o pagamento do pedágio e outras coisas.

Girando a chave noto a principal diferença. Esse exemplar traz o motor V6, de 2,8 litros, mas equipado com o propulsor fase 2, que disponibiliza 190 cv e torque de sobra. Por essa razão, ele tem um bom desempenho, mesmo que não seja um superesportivo. O conjunto é todo de alumínio.

Rodando ele gera ainda mais curiosidade. Todo mundo espera que Marty McFly saia por ali, vindo de algum lugar distante na década de 50. Bom, pra comprovar que a máquina do tempo realmente funciona, até fizemos uma pequena viagem no final do vídeo. Até a próxima semana!

DeLorean

DMC-12



V6







Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails