Google+

2 de jan de 2012

Envemo Super 90: juntamos as duas versões para um comparativo especial



Terminamos a ano a bordo de um modelo da Mercedes-Benz. E vamos começar 2012 conhecendo os detalhes de um clássico feito no Brasil que teve reconhecimento no exterior. Mais do que isso, se tornou um item de coleção. O Envemo Super 90, nas versões cupê e cabriolet, ainda faz muita gente sonhar.



O modelo chegou ao mercado em 1980. O sonho do construtor Luís Fernando Gonçalves começou de forma criteriosa. Para fazer a melhor recriação, ele desmontou seu próprio Porsche 356 para captar todos os detalhes da máquina.

Andar com um deles na década de 80 era chamar atenção na certa. E não só naquela época. Em um belo sábado de sol me encontrei com o dono dos modelos, Adilson Castardelli, para gravarmos a matéria.

Da oficina Adilvox, em Moema, até a locação fomos despertando a curiosidade das pessoas. O estilo que remete ao início dos anos 60 é sinônimo de Porsche e a baixa altura do solo torna a dirigibilidade bem divertida. Aliás, o ronco do motor boxer, especialmente em suas notas mais altas, é sensacional.

Originalmente a Envemo optou por colocar o propulsor de 1,6 litro e 66 cv. Os carros da matéria, porém, têm um acerto mais adequado à proposta original da marca. Eles utilizam carburadores Weber 44 (cabriolet) e Solex 40 (cupê) para chegar bem perto dos 90 cv. Isso garante algumas aceleradas de semáforo a semáforo bem divertidas.

Particularmente gosto mais da versão fechada, mas a vantagem inegável do conversível e pisar fundo sentindo o vento nos cabelos. Isso não só faz bem pro coração, como também mantém os motores tinindo. Coisa de apaixonado.

Desse modo começamos o ano com o pé direito. E no acelerador, sem dúvida nenhuma, mantendo o giro alto – quando é possível – e respeitando as boas regras de trânsito. Quanto aos modelos da Envemo, como eu disse em outra matéria, são recriações de primeira linha. E podem ser chamadas de réplicas com muito orgulho de sua origem.

Super 90

Envemo



Cabriolet

Cupê

Boxer

















Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails