Google+

20 de jan de 2013

O livro que faltava sobre o MP Lafer




Há questão de algumas semanas recebi via correio um exemplar de uma excelente obra sobre o MP Lafer. O livro foi escrito pelo colecionador e arquiteto Jean Tosetto e traz muitas curiosidades sobre esse modelo fora-de-série que fez sucesso dentro e fora do Brasil. Logo abaixo um pouco mais sobre a publicação.


Sinopse

O MP Lafer foi o primeiro veículo fora-de-série do Brasil com linhas nostálgicas, resultado do pioneirismo e da incessante busca de qualidade e aprimoramento que a Lafer aplicava em suas criações no início dos anos 70, numa época em que a diversificação de atividades estava na agenda da notória empresa fabricante de móveis de alto padrão em design.

Líder na criação, produção e exportação de mobílias refinadas, a Lafer resolveu investir na produção de artefatos de fibra de vidro, passando a atuar também no ramo do mobiliário urbano, de onde se destaca o desenvolvimento do molde do ainda onipresente Orelhão, a partir dos esboços da arquiteta Chu Ming Silveira, e posterior fabricação em série para todas as companhias telefônicas brasileiras.

A despeito das limitações tecnológicas e especificações mecânicas de então - áreas na qual a Lafer não atuava - o MP foi um modelo que encantou gerações de entusiastas que não deixaram sua trajetória se esvair, mesmo com o fim da produção, em 1990. Desde então surgiram clubes e sites dedicados à marca, que congrega proprietários no Brasil e diversos países para onde o automóvel foi exportado.

Para compreender a história do MP Lafer, é preciso percorrer a origem dos veículos fora-de-série no Brasil, bem como rememorar os gloriosos anos da britânica MG, cujo modelo TD serviu de base para o arquiteto Percival Lafer recriar o ícone, cujo sucesso se reflete no aparecimento de outros carros com linhas nostálgicas no Brasil.

A partir do MP, a Lafer desenvolveu a versão TI, com mais liberdade de inovar no desenho de um carro de linhas consagradas. Já com o revolucionário projeto LL a empresa abriu suas portas para estudantes universitários de uma importante faculdade de engenharia industrial.

Querido por celebridades e anônimos, o MP Lafer segue como referência em desenho industrial, fruto de uma época em que a paixão e a criatividade sobrepujavam as frias decisões empresariais.


Sobre o autor

Jean Tosetto é arquiteto e urbanista formado pela FAU PUC de Campinas. Desde 1999 realiza projetos residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Em 2006 atuou como professor convidado da efêmera Faculdade de Administração Pública de Paulínia, onde ministrou os cursos de Mobilidade Urbana e Transportes, e Habitação Social. É editor dos sites mplafer.net, tosetto.com e luterno.com, mas já escreveu diversos artigos sobre temas arquitetônicos, viagens, música e esportes, publicados em outros sites e blogs, além de colaborações com jornais e revistas. Este é seu primeiro livro.


 Para mais informações sobre como adquirir o livro clique aqui.


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails