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Ford Ka se torna esportivo arisco com motor Duratec e 170 cv

Qual a melhor forma de apimentar o desempenho do carro? Turbo ou preparação aspirada? A troca de motor, conhecida como swap, é uma das alternativas e pode transformar um pacato hatch em algo realmente divertido e cheio de estilo. Esse é o caso do Ford Ka da matéria. 

O pequeno foi lançado no Brasil na década de 90 recebeu um motor Duratec, com 2 litros, 16 válvulas, além de filtro esportivo e escape dimensionado pra entregar 170 cv. Tudo isso com uma aparência – quase – original, com exceção das rodas de 15 polegadas. Os discos de freio são do Citroën Xsara.
A dirigibilidade é um dos pontos fortes. Aceleração rápida e câmbio bem escalonado transformam a ida ao supermercado em um passeio emocionante. O trabalho todo levou por volta de 9 meses e as possibilidades de participação em track days e uso diário (sim, o dono vai ao trabalho com o hot hatch) são infinitas.
Nota de punta-tacco: 7. Apesar de não ter o acelerador eletrônico, o cabo está um pouco esticado, algo que torna a manobra mais difícil. Porém, a disposição dos pedais é ideal.

Ford Ka (Duratec) Ford Ka (Duratec) Ford Ka (Duratec) Ford Ka (Duratec) Ford Ka (Duratec) Ford Ka (Duratec) Ford Ka (Duratec)

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Renato Bellote, 44, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

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